segunda-feira, 26 de março de 2012

Dia do circo

Comemoramos no dia 27 desse mês o DIA DO CIRCO, que valoriza dos profissionais da área e a arte circense.



História do Circo


Dos chineses aos gregos, dos egípcios aos indianos, quase todas as civilizações antigas já praticavam algum tipo de arte circense há pelo menos 4 000 anos- mas o circo como o conhecemos hoje só começou a tomar forma durante o Império Romano. O primeiro a se tornar famoso foi o Circus Maximus, que teria sido inaugurado no século VI a.C., com capacidade para 150 000 pessoas. A atração principal eram as corridas de carruagens, mas, com o tempo, foram acrescentadas as lutas de gladiadores, as apresentações de animais selvagens e de pessoas com habilidades incomuns, como engolidores de fogo. Destruído por um grande incêndio, esse anfiteatro foi substituído, em 40 a.C., pelo Coliseu, cujas ruínas até hoje compõem o cartão postal número um de Roma. A Roma por sua vez, tem papel muito importante na história do circo.
Com o fim do império dos Césares e o início da era medieval, artistas populares passaram a improvisar suas apresentações em praças públicas, feiras e entradas de igrejas. "Nasciam assim as famílias de saltimbancos, que viajavam de cidade em cidade para apresentar seus números cômicos, de pirofagia, malabarismo, dança e teatro".
Tudo isso, porém, não passa de uma pré-história das artes circenses, porque foi só na Inglaterra do século XVIII que surgiu o circo moderno, com seu picadeiro circular e a reunião das atrações que compõem o espetáculo ainda hoje. Cavaleiro de 1 001 habilidades, o ex-militar inglês Philip Astley inaugurou, em 1768, em Londres, o Royal Amphitheatre of Arts (Anfiteatro Real das Artes), para exibições eqüestres. Para quebrar a seriedade das apresentações, alternou números com palhaços e todo tipo de acrobata e malabarista.
O sucesso foi tamanho que, 50 anos depois, o circo inglês era imitado não só no resto do continente europeu, mas atravessara o Atlântico e se espalhara pelos quatro cantos do planeta.


O circo no Brasil


A história do circo no Brasil começa no século XIX, com famílias e companhias vindas da Europa, onde agruparam-se em guetos e manifestavam sentimentos diversos através de interpretações teatrais onde não demonstravam apenas interesses individuais e sim despertavam consciência mútua.
No Brasil, mesmo antes do circo de Astley, já havia os ciganos que vieram da Europa, onde eram perseguidos. Sempre houve ligação dos ciganos com o circo. Entre suas especialidades incluíam-se a domadores de ursos, o ilusionismo e as exibições com cavalos.Eles viajavam de cidade em cidade, e adaptavam seus espetáculos ao gosto da população local. Números que não faziam sucesso na cidade eram tirados do programa.
O novo circo é um movimento recente que adiciona às técnicas de circo tradicionais a influência de outras linguagens artísticas como a dança e o teatro, levando em conta que a música sempre fez parte da tradição circense. No Brasil existem atualmente vários grupos pesquisando e utilizando esta nova linguagem.



Educação Física é 10!

Em nossa escola, o professor Itamar, tem trazido aulas interessantes, criativas e divertidas para a nossa criança. A Educação Física tem buscado trabalhar todas as áreas do conhecimento, com o objetivo de que nossos alunos desenvolvam conceitos, procedimentos e atitudes relevantes socialmente.

Aula de Educação Física com o 1° ano - Circuito

Aula de Educação Física com o Pré I - jogos cooperativos

Aula de Educação Física com o Pré I - Brincadeiras de roda

Escola de Pais

No dia 23 de Março, foi realizado em nossa escola o projeto ESCOLA DE PAIS, com a presença do psicólogo Alexandre Cople, que atua no CAP (Centro de Apoio Pedagógico) de nossa cidade.

Inicialmente o profissional trabalhou com a equipe docente e gestores, mostrando o seu trabalho e oferecendo apoio, após essa etapa o mesmo foi convidado a falar aos pais sobre educação de filhos. Foram trazidas informações úteis, esclarecimentos e principalmente fortaleceu o diálogo entre pais, professores, gestão e psicologia, buscando melhorar a vida de nossas crianças e a educação que recebem.

Tivemos presença de mais de 50 pais por horário (manhã - 10h, tarde 13h) e gostaríamos de agradecer a presença do Dr. Alexandre e de toda a comunidade que participou desse trabalho!

Participação do psicólogo Alexandre em HTPC - Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo

 Escola de Pais - Psicólogo Alexandre Copler e nossa diretora Fátima Dante

Escola de Pais - Pscólogo Alexandre Copler

Ganhadora do brinde nos sorteio realizado ao fim da Escola de Pais ladeada por nossa diretora e Dr. Alexandre.