segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Agosto - Mês dos pais e do Folclore

O mês de Agosto é sempre um mês recheado de coisas, datas importantes e de muita novidade, mas também de pesquisa!

Gostaríamos de trazer a esse espaço também alguns conhecimentos relacionados a elementos presentes na escola, como o Folclore e o Dia dos Pais.

Vamos valorizar a nossa cultura e as datas que valorizam a família!

O que é Folclore


Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.Comemorado na semana dos dias 15 a 22 de Agosto.


Dia dos Pais - Origem


Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.

Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).

No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.

Escola de Pais

O Projeto Escola de Pais continua de vento em popa, dando continuidade na aprendizagem dos participantes e buscando envolver a comunidade na escola, além da possibilidade da geração de renda as famílias do bairro.


Bico em pano de prato, que fora pintado também no projeto Escola de Pais

Professora Ana Paula tirando dúvidas e ajudando uma mãe de nossa comunidade

Confecção e acabamento de pano de prato


Parada Pedagógica 2011


Queremos usar esse espaço também para divulgar as novidades da rede e agradecer o empenho, compromisso, organização e dedicação da Secretaria da Educação do nosso Município na realização da Parada Pedagógica 2001, nos dias 07 e 08 de Julho e que foi prestigiada por nossos amigos professores, gestores, palestrantes maravilhosos e oficineiros que fizeram a diferença com sua criatividade, alegria e suas práticas cheias de amor, responsabilidade e muitas coisas boas para as nossas crianças. A eles nosso MUITO OBRIGADO!



Oficina Contando e Encantado, ministrada pela professora Flávia - Educação Infantil, Ediforp II




Oficina ministrada pelo professor de Educação Física Itamar Amorim - Ediforp I